Very helpful post. But the primary cells are only 1.5 volts
Someone on ebay was selling replacement insulating rings (the black ring shown in the above photo), handy things to keep around for repairing damaged cells. I think I saw adhesive backed ones.
Also, for making button tops onto flat topped cells, small brass nuts (imperial size #2-56 or #3-48) and low melting point (255f/124c) solder is a handy fix.
> primary cells are only 1.5 volts
That’s true for alkaline.
NiMH are only 1.2v
Change the driver if you want to use primary or NiMH in a flashlight set up for li-ion
You can find mention of drivers for 1xAA or 1xNiMH (search “LDCH” here)
MtnElectronics has a one-mode driver.
Muitas das lanternas discutidas/resenhadas/modificadas em Budget Light Forum (BLF) utilizam baterias recarregáveis de íons-lítio. O uso destas baterias apresenta alguns riscos, e requer mais precauções do que pilhas alcalinas. Mas como é o caso com qualquer ferramenta, quando usada corretamente, os riscos apresentados podem ser manejados e mitigados.
Público alvo:
Esta postagem indica precauções de segurança para usuários com pouca experiância com baterias íon-lítio. Não é uma tentativa de prover um tutorial completo sobre baterias íon-lítio nem as razões técnicas de seus perigos. A intenção é que seja um ponto inicial.
Há e sempre haverá discórdia sobre as regras de segurança. Algumas destas regras podem não ser aplicáveis aos de vocês que foram assistentes de laboratório para o Doutor Goodenough (link externo, ver post original), porém com sorte elas serão adequadas a usuários mais novos. Você deve prestar atenção ao seu conhecimento e nivel de experiência.
Baterias recarregáveis de íon-lítio podem ser usadas com segurança nas aplicações corretas.
Baterias recarregáveis de íon-lítio são perigosas se mal-utilizadas.
Compre um carregador de qualidade. Este é outro ponto em que o barato sai caro. “Uma célula de desempenho ruim pode ser segura quando carregada em um bom carregador, mas nenhuma célula é segura em um carregador ruim.” (SawMaster)
Leia as resenhas e compre de marcas de bom renome entre elas.
Algumas coisas a considerar:
Proteção contra sobrecarga;
Proteção de polaridade reversa;
Baias independentes que permitem que você carregue tipos de bateria diferentes ou monitore descargas ao mesmo tempo;
Interface de usuário (UI) que lhe fornece as informações necessárias (luzes indicadoras ou displays de LCD)
Não sobrecarregue suas baterias. A voltagem máxima deve ser 4,2V e carregá-las até apenas 4,1 pode aumentar sua longevidade em ciclos de carga/descarga.
Não descarregue suas baterias em demasia. Muitos usuários preferem carregar suas baterias quando a voltagem chega a 3,5/3,6V, e são consideradas vazias na voltagem de 2,7 a 3V. Recarregue-as no máximo neste ponto.
Baterias sofrem avarias internas se descarregadas a 2,5V, e devem ser descartadas se descarregadas a 2,0V
Não carregue suas baterias em temperaturas abaixo do congelamento da água (0ºC/32ºF).
Quando fora da lanterna ou cigarro eletrônico, as baterias devem estar sempre dentro de algum estojo de proteção, o que evita curtos-circuitos e danos por impactos. “Nunca porte baterias soltas nos bolsos ou bolsa.”: E-Cigarette Explodes in Man's Pocket || ViralHog - YouTube
Não use baterias avariadas. Uma bateria com o rótulo rompido é propensa a curtos.
Baterias com proteção são geralmente mais seguras que as desprotegidas. Baterias protegidas contêm um circuito integrado que as protege de sobrecargas e descargas excessivas, que aumentam ligeiramente o comprimento e largura da bateria.
Certas lanternas não aceitam baterias protegidas devido a este aumento de volume. CONHEÇA SUA LANTERNA.
Da mesma forma, algumas lanternas contém proteções integradas contra descarga excessiva. CONHEÇA SUA LANTERNA.
Algumas lanternas de alta potência podem ativar o circuito de proteção da bateria, portanto requerindo baterias desprotegidas. CONHEÇA SUA LANTERNA.
Lanternas de múltiplas baterias apresentam mais riscos que as de uma única bateria. Se estiver começando, talvez seja melhor se ater a lanternas de uma bateria apenas.
Ao usar lanternas de múltiplas baterias, para reduzir a chance de descargas desiguais, é importante que todas as baterias:
sejam do mesmo tipo;
sejam da mesma marca;
tenham a mesma capacidade (dada em mAh);
estejam na mesma voltagem.
Sugere-se marcas as baterias de um certo conjunto, para que não haja misturas.
Carregue as baterias em locais onde não haja materiais inflamáveis próximos.
“Condições abusivas tais como sobrecarga, descarga excessiva e curtos internos podem levar a temperaturas muito além do especificado pelo fabricante. Em temperaturas críticas, uma série de reações exotérmicas pode se desencadear, as quais levam a um aquecimento ainda maior, que por sua vez aceleram a cinética das reações. Esta catastrófica degradação auto-acelerada da bateria íon-lítio é chamada thermal runaway, ou escape térmico. Durante o escape térmico, a bateria pode chegar a até 900ºC, com a liberação de vapores inflamáveis e tóxicos se inalados em grandes quantidades.”
Mantenha baterias fora do alcance de crianças e pets. Quando engolidas, estas baterias podem ficar presas na garganta, e a saliva desencadeia uma reação química capaz de queimar severamente as mucosas em duas horas ou menos. Este problema é mais comum com baterias “moeda” ou “de relógio”, mas o potencial existe com todos os tipos.
Mr. Scott, thank you for this well done post. I just noticed the link in The Miller’s sig line. I’m always looking for something like this to refer new flashlight enthusiasts to. Nobody can cover every possible scenario but you have a very nice collection of the most important safety info here and I love all the translations. Nice work!
Edit:
Thanks to your recycling links I just found a place on my route to work that will take not only lithium cells but the stupid CFL bulbs that I’ve been storing for the last year because nobody wants the stupid things and you shouldn’t throw them away because of all the nastiness inside those tubes. Thanks again!
How do you know those were loose cells? The title just says “Teachers E-Cigarette Explodes”
That would actually be way worse if they were properly installed in e-cig.
Well I think I’ve discovered the answer to whether it’s safe to keep LiIon cells in a light in your car during the summer heat.
My old car just burned up tonight and in the center console was a Convoy C8 stuffed with an Efest 18650. The interior was totally engulfed in flames for about 8 minutes before the C8 went “pop” and flew out the open door onto the ground in a shower of bright white sparks which lasted about 5 seconds before subsiding. Just then the fire crew showed up and began doing what they could but of course by then the car was history.
The interior of the car was at least a couple hundred degrees+ for at least 6 minutes+ conservatively estimating before thermal runaway occurred. The light was in the closed center console which might have reduced it’s temps somewhat but given all that I saw tonight, I no longer have safety concerns for LiIon cells inside a light in my cars during summer’s heat. I’m sure it degrades the cells somewhat but I’m OK with that as long as they don’t self-ignite.
The fire started under the hood and I knocked it down 4-5 times before my extinguisher ran out. On the 3rd or 4th re-start I had the presence of mind to disconnect the car battery but something else was causing the re-ignition and I just didn’t have enough resources to win the battle. I quickly emptied the tool box etc from the trunk and was going for the dashcam and Convoy but the fire had gotten past the firewall at that point so no joy- time t stand back and watch. The cause of the fire was leaking power steering fluid which sprayed into something hot. It was at my nephew’s house and they have pics which I’ll add here later when I get them. The car was old with no fire coverage but I got my money’s worth from using it for 10 years so no great loss and I still have the work van and I’m OK so life goes on and I’ll get another car soon enough.