Segurança de baterias de íons-lítio (Li-ion)
Motivo:
Muitas das lanternas discutidas/resenhadas/modificadas em Budget Light Forum (BLF) utilizam baterias recarregáveis de íons-lítio. O uso destas baterias apresenta alguns riscos, e requer mais precauções do que pilhas alcalinas. Mas como é o caso com qualquer ferramenta, quando usada corretamente, os riscos apresentados podem ser manejados e mitigados.
Público alvo:
Esta postagem indica precauções de segurança para usuários com pouca experiância com baterias íon-lítio. Não é uma tentativa de prover um tutorial completo sobre baterias íon-lítio nem as razões técnicas de seus perigos. A intenção é que seja um ponto inicial.
Há e sempre haverá discórdia sobre as regras de segurança. Algumas destas regras podem não ser aplicáveis aos de vocês que foram assistentes de laboratório para o Doutor Goodenough (link externo, ver post original), porém com sorte elas serão adequadas a usuários mais novos. Você deve prestar atenção ao seu conhecimento e nivel de experiência.
Baterias recarregáveis de íon-lítio podem ser usadas com segurança nas aplicações corretas.
Baterias recarregáveis de íon-lítio são perigosas se mal-utilizadas.
- Compre baterias de qualidade. Economizar alguns centavos em baterias de proveniência questionável não vale a pena. Algumas baterias mais baratas pode ser falsificadas ou recicladas/reutilizadas (Recycled "Grade C" 18650 batteries from China – 18650 Battery | BATTERY BRO (link externo) / http://www.theepochtimes.com/n3/1421555-chinas-sloppy-battery-industry-t… (link externo)
- Usuários experientes deveras coletam baterias de bancos. Obtenha experiência no ramo antes de tentar copiá-los. (BLF Community Battery Pulls Overview Thread (Laptop packs and Tool Packs))
- Resenhas de baterias:
- Compre um carregador de qualidade. Este é outro ponto em que o barato sai caro. “Uma célula de desempenho ruim pode ser segura quando carregada em um bom carregador, mas nenhuma célula é segura em um carregador ruim.” (SawMaster)
- Leia as resenhas e compre de marcas de bom renome entre elas.
- Algumas coisas a considerar:
- Proteção contra sobrecarga;
- Proteção de polaridade reversa;
- Baias independentes que permitem que você carregue tipos de bateria diferentes ou monitore descargas ao mesmo tempo;
- Interface de usuário (UI) que lhe fornece as informações necessárias (luzes indicadoras ou displays de LCD)
- O carregador deve carregar até 4,2V +/- 0,05V, embora a bateria possa encerrar em voltagem diferente (My charger do not charge LiIon to 4.2V, is it faulty?)
- Resenhas de carregadores:
- Compre e use um multímetro (muitos do fórum preferem os digitais [DMMs]; nem todos concordam que seja necessário, mas vários os recomendam), e aprenda a verificar a voltagem das suas baterias íon-lítio. (link externo)
- Carga e descarga
- Baterias podem ser carregadas entre 0ºC e 45ºC (32ºF a 113ºF)
- Baterias podem ser descarregadas entre –20ºC e 60ºC (–4ºF a 140°F)
- http://batteryuniversity.com/learn/article/charging_at_high_and_low_temp… (link externo)
- Não sobrecarregue suas baterias. A voltagem máxima deve ser 4,2V e carregá-las até apenas 4,1 pode aumentar sua longevidade em ciclos de carga/descarga.
- Não descarregue suas baterias em demasia. Muitos usuários preferem carregar suas baterias quando a voltagem chega a 3,5/3,6V, e são consideradas vazias na voltagem de 2,7 a 3V. Recarregue-as no máximo neste ponto.
- Baterias sofrem avarias internas se descarregadas a 2,5V, e devem ser descartadas se descarregadas a 2,0V
- Não carregue suas baterias em temperaturas abaixo do congelamento da água (0ºC/32ºF).
- Não deixe suas baterias aquecerem demais. Caso você pretenda deixar sua lanterna dentro do carro em dias quentes, recomenda-se baterias de lítio descartáveis no lugar de recarregáveis íon-lítio. Altas temperaturas degradam as baterias mais rápido, mas contanto que não se passe de 60ºC (140ºF), não há problemas de segurança. (Overblown Concerns Over Li-ion Batteries Stored in Cars) / (http://batteryuniversity.com/learn/article/charging_at_high_and_low_temp…) (links externos).
- Para armazenagem a longo prazo (meses ou mais), é melhor guardas as baterias próximas de 40-50% da capacidade total. (3.77-3.87V)
- Quando fora da lanterna ou cigarro eletrônico, as baterias devem estar sempre dentro de algum estojo de proteção, o que evita curtos-circuitos e danos por impactos. “Nunca porte baterias soltas nos bolsos ou bolsa.”: E-Cigarette Explodes in Man's Pocket || ViralHog - YouTube
- Não use baterias avariadas. Uma bateria com o rótulo rompido é propensa a curtos.
- Baterias com proteção são geralmente mais seguras que as desprotegidas. Baterias protegidas contêm um circuito integrado que as protege de sobrecargas e descargas excessivas, que aumentam ligeiramente o comprimento e largura da bateria.
- Certas lanternas não aceitam baterias protegidas devido a este aumento de volume. CONHEÇA SUA LANTERNA.
- Da mesma forma, algumas lanternas contém proteções integradas contra descarga excessiva. CONHEÇA SUA LANTERNA.
- Algumas lanternas de alta potência podem ativar o circuito de proteção da bateria, portanto requerindo baterias desprotegidas. CONHEÇA SUA LANTERNA.
- Lanternas de múltiplas baterias apresentam mais riscos que as de uma única bateria. Se estiver começando, talvez seja melhor se ater a lanternas de uma bateria apenas.
- Ao usar lanternas de múltiplas baterias, para reduzir a chance de descargas desiguais, é importante que todas as baterias:
- sejam do mesmo tipo;
- sejam da mesma marca;
- tenham a mesma capacidade (dada em mAh);
- estejam na mesma voltagem.
- Sugere-se marcas as baterias de um certo conjunto, para que não haja misturas.
- Ao usar lanternas de múltiplas baterias, para reduzir a chance de descargas desiguais, é importante que todas as baterias:
- Carregue as baterias em locais onde não haja materiais inflamáveis próximos.
- Coloque o carregador em um balcão, não no sofá.
- Nunca deixe baterias carregando sem supervisão. Cheque-as periodicamente para ter certeza que elas não estão superaquecendo. Mornas, tudo bem, escaldantes a ponto de causar queimaduras, não!.
- BATERIAS AVARIADAS PODEM CAUSAR INCÊNDIOS!
“Condições abusivas tais como sobrecarga, descarga excessiva e curtos internos podem levar a temperaturas muito além do especificado pelo fabricante. Em temperaturas críticas, uma série de reações exotérmicas pode se desencadear, as quais levam a um aquecimento ainda maior, que por sua vez aceleram a cinética das reações. Esta catastrófica degradação auto-acelerada da bateria íon-lítio é chamada thermal runaway, ou escape térmico. Durante o escape térmico, a bateria pode chegar a até 900ºC, com a liberação de vapores inflamáveis e tóxicos se inalados em grandes quantidades.”
-
Em caso de fogo envolvendo baterias de íon-lítio, procure atendimento médico imediatamente.
- Baterias íon-lítio em queima ou ventilação produzem fluoreto de hidrogênio. Os danos causados à saúde não são imediatamente aparentes. Não espere os sintomas aparecerem!.
- Opiniões variam quanto ao uso de ímãs para se transformar baterias ponta-chata em ponta-de-botão.
- Não molhe as baterias.
- Não queime as baterias.
- Descarte as baterias adequadamente (procure um papa-pilhas).
- Canadá - http://call2recycle.ca/
- Reino Unido - http://www.batteryback.org./
- EUA - http://call2recycle.org/
- Brasil - Onde reciclar baterias de eletrônicos? - eCycle
- Mantenha baterias fora do alcance de crianças e pets. Quando engolidas, estas baterias podem ficar presas na garganta, e a saliva desencadeia uma reação química capaz de queimar severamente as mucosas em duas horas ou menos. Este problema é mais comum com baterias “moeda” ou “de relógio”, mas o potencial existe com todos os tipos.
Mais leituras sobre baterias íon-lítio:
A Litany for Beginners: BLF decision - #47 by 1dash1
Search post for “safety” - LEDs & Other Stuff - (Reference Guide)
Li-ion Battery Safety and Shopping Guide - Li-ion Battery Safety and Shopping Guide
Li-ion Safety Concerns - Lithium-ion Safety Concerns - Battery University (link is external)
Lithium based batteries - BU-204: How do Lithium Batteries Work? - Battery University (link is external)
Battery Chemistry - https://batterybro.com/blogs/18650-wholesale-battery-reviews/18880255-ba… (link is external)
Types of Lithium Ion - BU-205: Types of Lithium-ion - Battery University (link is external)
Por favor avisem se eu esqueci algo ou disse alguma coisa errada.
Obrigado!
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